Coquette - de origem francesa "coquette" significa sedutora, na gíria portuguesa pode significar vaidosa ou graciosa. Intelectual - que pertence ao intelecto ou à inteligência, espiritual.

07
Jan 09

 

 

"«O que estamos a fazer» é, na verdade, o tema central deste livro, que aborda apenas as manifestações mais elementares da condição humana, as actividades que tradicionalmente, e também segundo a opinião corrente, estão ao lacance de todo o ser humano. Por esta e outras razões, a mais alta e talvez a mais pura actividade de que os homens são capazes - a actividade de pensar - não se inclui nas actuais considerações. Sistematicamente, portanto, o livro limita-se a uma discussão do labor, do trabalho e da acção (...).

(...)

Contudo, a era moderna não coincide com o mundo modernp. Cientificamente, a era moderna começou no século XVII e terminou no limiar do século XX; politicamente, o mundo moderno em que vivemos surgiu com as primeiras explosões atómicas. (...) Limito-me, por um lado, a uma análise das capacidades humanas gerais decorrentes da condição humana, e que são permanentes, isto é, que não podem ser irremediavelmente perdidas enquanto não mudar a própria condição humana."

 

Hannah Arendt

A Condição Humana, Relógio D'Água Editores, 2001

publicado por coquetteintelectual às 19:04

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
16
17

18
19
20
21
22

25
26
27
28
30
31


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

5 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO