Coquette - de origem francesa "coquette" significa sedutora, na gíria portuguesa pode significar vaidosa ou graciosa. Intelectual - que pertence ao intelecto ou à inteligência, espiritual.

27
Jul 10

(...)

Isabel Alçada começa pelo livro. Les Malheurs de Sophie, ou Os Desastres de Sofia, da Condessa de Ségur, foi o seu primeiro livro, mais do que lido, devorado, várias vezes. Tinha 7 anos quando o recebeu, na versão original. «Recebi-o quando andava na segunda classe, no Liceu Francês. Comecei a lê-lo e nunca mais parei. No final, estava orgulhosíssima de mim. Porque era um livro grosso, grande, de 150 páginas, em francês. E eu tinha-o lido, sozinha. Foi uma satisfação. Assim que terminei, voltei ao início.»

O que a mais encantou foram, justamente, os desastres, tantos desastres em que se metia aquela menina que se chamava Sofia, mas que podia perfeitamente chamar-se Isabel: «Ficava fascinada porque ela fazia coisas que me podiam ocorrer fazer. Não me esqueço de um episódio em que uns operários estavam a arranjar a casa dela e tinham um tabuleiro com cal. Tinham-lhe dito para não se aproximar mas, claro, a Sofia achou aquilo tão bonito, tão lisinho, que não resistiu. Meteu um pé, o outro pé... e depois ficou aflita, aos gritos, com os pés a queimar. Aquilo impressionava-me muito! Porque era muito possível que eu também me lembrasse de experimentar a cal. Quem diz a cal diz outra coisa qualquer. Ver escrito num livro os disparates que eu podia fazer foi uma revelação.»

Isabel Alçada, uma das autoras da série de livros juvenis Uma Aventura, começava assim a sua viagem pela literatura. Com os desastres de uma menina que podia ser ela.

(...)

 

Texto de Sónia Morais Santos

 

Suplemento Notícias Magazine, Número 948, 25 De Julho 2010       

publicado por coquetteintelectual às 15:09

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO