Coquette - de origem francesa "coquette" significa sedutora, na gíria portuguesa pode significar vaidosa ou graciosa. Intelectual - que pertence ao intelecto ou à inteligência, espiritual.

28
Jan 10

 

Primeiro, fui ver ao dicionário. Tinha que olhar para dentro do medo, descobrir como é que ele funcionava. Quando se tem um brinquedo e se quer ver como ele funciona, há sempre a tentação de o abrir e mexer lá dentro, mesmo sabendo que se pode estragar (para além do raspanete que se calhar vamos ouvir). Abrir o dicionário era a mesma coisa: tentar perceber o funcionamento da máquina do medo.

E lá estava, escrito, assim:

"Medo: sentimento desagradável que excita em nós aquilo que parece perigoso, ameaçador, sobrenatural."

Não gostei, se calhar porque não percebi. "Excita em nós aquilo que parece perigoso"? Que raio de definição era essa? A máquina continuava a funcionar, sem que eu lhe percebesse o funcionamento.

Depois fui aos sinónimos:

"Medo: susto, receio, horror, pavor, cagaço, cobardia, desconfiança, temor, pânico,  assombramento..."

A lista era enorme e já me deixava mais satisfeito. Cada palavra daquelas, mesmo que não me explicasse nada, trazia ao menos recordações, sensações fortes. Eu lembrava-me de coisas passadas e por vezes até me arrepiava, como se lá estivesse de novo. 

Portanto, o medo é uma sensação forte: fica marcada no corpo e na memória. Aconteceu qualquer coisa, e, de cada vez que a recordo, sinto uma tremura pela espinha acima! Isso é medo. Não se consegue muito bem explicar, aliás é por isso que se diz que ele é mais forte do que nós.

Vou dar-lhes um exemplo...

 

Sérgio Godinho

O Pequeno Livro Dos Medos, Assírio & Alvim 

publicado por coquetteintelectual às 19:19

comentário:
Adoro este blog e já o visualiso à alguns dias a acompanhar todos os posts. Não percebo muito de Blogs, será que existe maneira de receber os mais recentes artigos e os mais recentes comentários no meu webmail?
Clara a 12 de Outubro de 2010 às 15:44

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16

17
19
20
21
22

24
26
27
29

31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO