Coquette - de origem francesa "coquette" significa sedutora, na gíria portuguesa pode significar vaidosa ou graciosa. Intelectual - que pertence ao intelecto ou à inteligência, espiritual.

24
Nov 09

 

 

"Não só os discos dos Beatles a voltar aos escaparates 40 anos depois de "Abbey Road"; muitos são os livros que regressam às montras, pelos mais variados pretextos. (...)

Efemérides relacionadas com a carreira de grandes autores também estão na ordem do dia. (...)

Mas nem só as efemérides provocam reedições. Por exemplo, com uma adaptação para cinema, as editoras vão, muitas vezes, buscar livros que estavam a ocupar espaço nos armazéns, insuflando-lhes uma nova vida com capas novas modernizadas. Criando mesmo, algumas vezes, a ilusão de que estão a lançar novidades.

«Além da reedição normal, que se faz quando os livros se esgotam, o que fazemos muitas vezes é aproveitar pretextos para reeditar livros que estão no nosso fundo de catálogo. (...) No meio de tantos livros é difícil chamar a atenção para os que valem mesmo a pena.» (...)

O êxito de uma obra desencadeia, naturalmente, a procura. É por isso que as editoras se mantém atentas e aproveitam a receptividade do público para lhe dar a conhecer outros títulos do mesmo autor. (...) As adaptações de livros ao cinema são desde sempre muito comuns. E se muita gente vai ver o filme porque leu o livro, actualmente o contrário também se verifica. Muita gente quer descobrir os livros que inspiram os filmes, e essa é outra motivação para as editoras de os (re)colocarem nas prateleiras." (...)  

Filipa Queiroz 

 

Os Meus Livros, Número 81, Novembro de 2009    

publicado por coquetteintelectual às 19:49

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
26
27
28

30


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO